Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Profetizando a Gentileza


Uma linha de fuga entre a sociedade de controle. Resistência criativa na tentativa de tornar os espaços públicos novamente em lugares de encontro, de fazeres coletivos.
Onde, cotidianamente passamos apressados, ocupados com nossas masturbações mentais e preocupados com a produção mortífera dos corpos, está ele e ela...o profeta com a sua gentileza, o andarilho com a sua arte, o real com a sua utopia, o deserto com a sua flor!
O paradigma vigente nos controla como cavalos em uma corrida de apostas....quem produz mais? quem consome mais? e o vencedor, não se enganem, não será o cavalo e sim seu dono.
E para aqueles que não "conseguem" acompanhar o ritmo desenfreado do capitalismo, sobram-lhe as margens, os restos, os farelos de um pão mortificado pela sua identidade de pão, por que não torrada?
É preciso, também, para além do consumo produzir restos, ou, de forma menos coloquial, produzir assistencialismo a fim de que, no céu, sua cadeira macia de nuvem possa ser reservada!
Alguns dizem ser epidemia, outros o fim do mundo, tantas pessoas nas ruas, tantas ruas nas pessoas...eu diria...as vezes é difícil olhar no espelho, certo? Pois, tanta mendicância é reflexo de uma sociedade empobrecida de valores coletivos, de autogestão, de linhas de fuga que possam imprimir na malha invisível da sociedade de controle a marca excrepante da singularidade.
Quanto mais muros, alarmes, portões e força, mais mendicância, violência e morte virão.
Não é preciso ser profeta para tal profecia, basta sermos humanos demasiados humanos e encontraremos por fim o que também tanto nos falta: a Gentileza!

4 comentários:

  1. Entre, um campo liso de devires onde as estrelas tapetam o chão e as flores se aninham no coração dos deuses.
    Entre, um vôo onde o próprio ar se faz asas.
    Entre, uma vida não-fascista que se alegra e canta numa seresta que um dia irá acordar o outro mundo possível.
    Entre, o suspiro e a tesão... o beijo e o parto.
    Um entre entre nossos sonhos. jorge

    ResponderExcluir
  2. POR UMA NOVA TERRA, POR UM POVO POR-VIR
    Amigos de ENTRE , queremos intensificar o papel de formação, trocas, discussão e crescimento partilhado do nosso blog.
    Assim, pedimos que o divulgue, estimulando às pessoas para que elas se inscrevam.
    Se formamos um coletivo unido e vivo, podemos suprir as distâncias e nos comunicarmos, caminhando juntos na construção de uma nova Terra e de um povo por-vir...
    E, principalmente, fomentando subsídios para as nossa práticas clínicas e sociais.
    Divulgue: www.jorgebichuetti.blogspot.com
    Abraços com ternura e carinho
    jorge

    ResponderExcluir
  3. Daltrino mas poderia se chamar Dante Alighieri da poesia. Tinha o pseudônimo de "Profeta Gentileza" mas poderia ser exemplo de cidadão, de dignidade, de patriota. O Rio de Janeiro não é só uma das belas capitais do mundo, e muito menos a cidade do crime organizado e da bandidagem. Foi, e continua sendo, um rio onde suas águas fluem muita gentileza. Na minha opinião, apesar de ser muito elitizada, a cantora Marisa Monte foi um marco na MPB brasileira, juntamente com os Tribalistas, foi um divisor de águas. Pelo meu respeito e orgulho por "ELA", acredito que não vai se zangar de plagiá-la um cadinho: "O mundo é uma escola, A vida é o circo, Amor palavra que liberta, Já dizia o Profeta." Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que sejamos andarilhos na vida, sempre em busca de desejos de vida, sempre criando novos espaços e compartilhando mais vida, sem a permuta egoística de afetos e produções alienantes... Andar, cantar e profetizar mais vida, mais corpo, arte, afeto, bons encontros e gentilezas!!!!Amigos, que nosso ENTRE seja rico? producente? Não, um pouco mais... ou quem sabe um pouco menos??? Que O ENTRE seja uma simples máquina de gentileza, enquanto potência de vida, trocas construtivas, lisas e afetivas!!!
    Beijo no coração...

    ResponderExcluir